segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

2016 - Manutenção Carburador e Polia de Alumínio Graduada

Depois de 8 meses da última limpeza do carburador, percebi uma pequena irregularidade na rotação do motor em marcha lenta e decidi desmontar para limpar. Aproveitei e troquei a polia original do eixo de manivelas por uma de alumínio graduada, para isso foi preciso remover os coletores do escapamento.
http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2016/01/2015-manutencao-carburado-e-polia-de.html

Na gasolina aqui no Brasil é adicionado Etanol em porcentagens diferentes que variam, por lei, conforme determinação dos governantes. Atualmente a gasolina comum tem 27% de Etanol e a gasolina premium 25% de Etanol. Essa mistura é altamente corrosiva para os materiais projetados para serem alimentados com gasolina apenas, isso torna as manutenções mais constantes para que o sistema não entre em colapso prematuramente.


Por isso é necessário a limpeza entre 7 e 9 meses de uso, para que não ocorra nenhum dano irreversível no sistema de alimentação. Então comecei a desmontar o carburador para limpeza e troca dos reparos.

Retirei o carburador e desmontei.

Não tinha nada entupido ainda, mas reparem a marca branca de corrosão ("Fuligem") no fundo da cuba, no limite da linha de nível da boia.

Reparem também na mola do diafragma e no alojamento da mesma, como a corrosão pelo contato com o Etanol afeta o sistema.

As peças já limpas e secas, prontas para montagem.

Sendo montado na bancada.

Carburador limpo e montado no coletor de admissão. Troquei também as mangueiras de combustível junto com o filtro e as posicionando longe do motor para maior segurança.

Eu tinha guardado aqui em casa, uma polia de alumínio graduada que eu usava no motor "Monstro" (que continua guardado aqui em casa).

Decidi aproveitar a manutenção no carburador e substituir a polia original de aço, por essa de alumínio graduada. A polia original de aço não tinha nenhum problema ou defeito, mas a de alumínio é muito mais precisa na construção o que se reflete na precisão do balanceamento dinâmico que a polia original de aço, que é sujeita a empenamentos com maior facilidade, além disso a polia de alumínio é bem mais leve e muito mais bonita que a original de aço.

Para essa troca de polias, foi necessário retirar os coletores de escapamento.

Depois disso, retirei a polia original. 

Reparem a comparação na foto abaixo.

Posicionando a polia de alumínio no local.

Polia instalada.

Depois da polia instalada, comecei a remontar os coletores de escapamento com juntas novas nas flanges.

Tudo montado.


No final, liguei o motor e esperei atingir a temperatura de funcionamento ideal para regulagem da mistura e marcha lenta do motor, o que foi feito. O conjunto do filtro de ar foi fixado, terminando todo processo.

Obrigado por ler e até a próxima postagem!

4 comentários:

Obrigado pela vista.

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