quinta-feira, 11 de junho de 2015

2015 - Cabo da Embreagem

Alternativa caseira para adequar o comprimento do cabo da embreagem original VW, em um Buggy e/ou derivados.

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2015/06/2015-cabo-da-embreagem.html

No Brasil e no mundo, temos vários fabricantes de Buggy e inúmeros casos de fabricação própria, cada um com estilos e dimensões entre eixos diferentes.
Em automóveis artesanais, que usam a mecânica dos VW arrefecidos a ar sem encurtar o chassi, não tem com que se preocupar em relação ao comprimento do cabo da embreagem, mas o Buggy normalmente tem o chassi VW encurtado ou um de fabricação própria mais curto que os carros originais VW, que cedem a sua mecânica. Por isso é necessária a adequação do comprimento do cabo da embreagem para cada Buggy.

Os fabricantes atuais de Buggys tem e fornecem cabos sob medida aos clientes no caso de reposição, mas existem muitos Buggys que o fabricante já está extinto e não tem essa possibilidade, além disso tem o tempo de espera, que pode não ser adequado ao proprietário do Buggy que não quer ou não pode esperar para receber o cabo sob media original do fabricante.

Por esses motivos, muitos simplesmente compram um cabo original VW, cortam e prendem com grampos para adequar à medida de seu carro.
Outros fazem um"laço" e prendem com dois grampos...

Outros desenvolvem peças soldadas e mais elaboradas para resolver o problema.

O modelo do meu Buggy ainda é fabricado e eu tenho alguns cabos sob medida sobressalentes em uma eventual reposição, caso necessário, mas resolvi montar uma alternativa e disponibilizar a ideia, que não é nova, apenas elaborada com peças mais simples que podem ser encontradas facilmente em qualquer loja de ferragens, sem necessidade de soldas e que podem ser confeccionadas por qualquer pessoa em casa.

Todos os casos que foram citados acima, são válidos e funcionam. Essa alternativa que vou descrever abaixo é apenas mais uma onde a proposta é ter uma peça simples e fácil de fazer, disponível para uma emergência ou para uma solução definitiva.


A minha proposta consiste em confeccionar uma peça para fixar o cabo da embreagem original VW, de qualquer carro arrefecido a ar, com um grampo passando por uma "sapatilha " para que o cabo não sofra deformação excessiva e nem desgaste por atrito.

Essa peça não é necessária nenhuma ferramenta especial ou soldas para ser confeccionada, basta um terminal de bateria, uma "sapatilha" e a ponta roscada do cabo original.

Corta-se a ponta roscada do cabo original, que deve ser rosqueada com trava química para que não solte, no local do parafuso do terminal de bateria. A "sapatilha" é colocada por dentro do terminal de bateria para impedir o atrito direto entre o cabo e a peça e não deformar o cabo excessivamente, aumentando a vida útil do mesmo. A "sapatilha" deve ser apertada com um alicate para que ela não se solte do terminal de bateria com o balaço, tornando-se uma peça única que pode ser guardada para uma emergência.

Além disso, pode-se fazer um acabamento com uma lima e uma lixa na "sapatilha" para eliminar alguma "rebarba" que pode, por eventualidade, atritar com o cabo e danificá-lo.




Essa peça pode ser de uso definitivo ou, no meu caso, guardada para uma emergência ou quando eu não tiver o cabo sob medida disponível.

Obrigado por ler e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados