quinta-feira, 23 de abril de 2015

2014 - Dezembro - Suspensão Dianteira, Pivôs

Em Dezembro fizemos dois passeios muito divertidos, mas o destaque foi para a manutenção na suspensão dianteira...

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2015/04/2014-dezembro-suspensao-dianteira-pivos.html



No inicio de Dezembro de 2014 fizemos um passeio ao Riacho Grande, antiga estrada que leva ao litoral do estado de São Paulo, hoje com o nome de Caminho do Mar. Está preservada e faz parte de um parque que só pode ser acessada a pé e com supervisão de funcionários do parque.


Depois desse passeio eu limpei o Buggy e coloquei sobre os cavaletes e, como sempre faço, inspecionei por baixo do carro para checar se não tinha nada de errado antes de colocar a capa e esperar pelo próximo passeio.

Verifiquei que a guarnição de borracha do pivô superior esquerdo da suspensão dianteira estava rasgada, então eu testei as folgas tanto nos pivôs como nos terminais de direção dos dois lados e estavam perfeitos, só que eu não podia deixar a guarnição rasgada de um dos pivôs, pois certamente, com a perda da graxa, iria se desgastar e provocar folgas em um curto período.

Era dia 23/12/2014, ante véspera do Natal e eu resolvi desmontar para trocar só a guarnição de borracha que estava rasgada, para isso bastaria tirar a roda e desmontar a manga de eixo soltando o pivô, trocar a guarnição no local e montar tudo novamente. Depois era só conferir a cambagem e pronto.

Só que não foi bem assim... Para minha surpresa, a porca do parafuso do pivô espanou quando eu estava retirando e não saiu... Tentei apertar novamente para deixar esse trabalho para depois do Natal, mas também não deu certo. A porca não apertava e nem soltava.

Estava com um problema muito maior agora e não tinha outra opção senão desmontar tudo e trocar o pivô. Para isso tive que serrar o parafuso do pivô danificado e consegui tirar a porca para soltar a manga de eixo.

Como não seria correto trocar apenas o pivô defeituoso, resolvi desmontar tudo dos dois lados e trocar os quatro pivôs. Quando terminei de desmontar tudo já estava escurecendo e não dava mais tempo de sair para comprar as peças novas (pivôs), então eu deixei para fazer isso no dia seguinte de manhã, mas o dia seguinte era 24/12/2104 (véspera de Natal) e não sabia se iria dar tempo pois as lojas fechavam às 12:00 nesse dia.


Acordei cedo e consegui comprar os pivôs novos e em seguida levei os braços da suspensão para instalar os pivôs em uma oficina especializada, já que é necessário usar uma prensa hidráulica grande para fazer isso e eu não tinha esse equipamento em casa. Consegui, e no final da manhã do dia 24 eu já estava com todas as peças prontas para serem montadas novamente no Buggy.



Levei tudo para casa e resolvi que só iria começar a montagem no dia seguinte (25), depois das comemorações do Natal.

Passei a tarde do dia 25 montando tudo e apesar de ser uma manutenção inesperada e numa data desfavorável, foi muito divertido.

Os dois lados montados:

                           

No dia 26 de manhã, levei o Buggy  para verificar e corrigir  o alinhamento e cambagem com uma máquina computadorizada em uma oficina especializada e no final do dia 26/12/2014 eu já estava com o Buggy na garagem e pronto para novos passeios e aventuras.

No dia 27 à noite, fizemos o ultimo passeio de Buggy no ano de 2014, rodamos pela cidade de São Paulo admirando a decoração das festas de Natal e Ano Novo.


Obrigado por ler e até a próxima postagem!

2 comentários:

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados