terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Rally - FIA WEC Le Mans 6h São Paulo - Interlagos

Nunca pensei que depois de quase 20 anos com o Buggy eu teria essa emoção na minha vida com a aventura de pilotar no autódromo de Interlagos durante o FIA WEC World Endurance Championship em um Rally de Regularidade.

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2014/12/rally-fia-wec-le-mans-6h-sao-paulo.html#more




Eu estava procurando na Internet informações sobre o FIA World Endurance Championship
Le Mans 6h de São Paulo, que se realizaria nos dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2014. Por acaso encontrei um Site que anunciava a realização de um Rally de Regularidade durante o evento da FIA, que seria realizado no intervalo dos treinos da WEC no Sábado, dia 29.

Entrei em contato com os organizadores para saber as regras e os detalhes e era só ter um carro e se inscrever para a prova. Claro que havia uma inspeção em cada carro por parte da organização para atestar as condições mecânicas e principalmente dos pneus, que deveriam ser novos.

As vagas eram limitadas em 25 carros clássicos e 27 modernos, por isso fiz a minha inscrição logo no primeiro dia disponível (22/11/2014), para não correr o risco de ficar de fora por falta de vaga.

Do dia 22 até o dia 29 eu não consegui pensar em mais nada a não ser nisso... Eu não acreditava que iria pilotar o meu Buggy em Interlagos onde pilotaram  Stewart, Fittipaldi, Lauda, Piquet, Mansell, Prost, Senna ... E como não podia deixar de ser, comecei a preparar o Buggy para o evento...

Apesar de não ser uma corrida de velocidade, no Rally de Regularidade tínhamos que fazer os tempos de voltas mais próximos possíveis uns dos outros e tinha um tempo máximo e mínimo para respeitar, então o ritmo teria de ser bem veloz, principalmente nas curvas, comparado com o uso normal do carro e além disso teria a participação de carros como Porsche, Ferrari, Ford Cobra, BMW, Lotus e até um carro de corrida Lola Avalone, além dos carros modernos que são muito velozes e eu seria o único Buggy entre eles...

Para controlar o tempo de cada volta minha, eu instalei um cronômetro no volante, assim poderia saber se tinha que ir mais rápido ou mais lento durante o Rally.

Eu uso pressão baixa nos pneus do Buggy para uso normal por ser um carro muito leve comparado com os outros, mas para uma competição teria que adicionar muito mais pressão para dar mais segurança nas curvas já que os pneus seriam sempre muito exigidos e foi o que eu fiz.

Colei a credencial do carro no vidro do para-brisa e poli meu capacete deixando tudo pronto para o grande dia!

O tempo parecia que não passava e a ansiedade só aumentava com a proximidade da data. O Rally começaria às 06:00 PM, logo depois do treino da WEC, até às 07:00 PM do dia 29 (Sábado), mas era um evento grande, com muitas atrações e chegamos no autódromo logo de manhã para aproveitar bem o dia, evitar congestionamentos na região e me preparar com calma para o Rallly.

Passamos o dia vendo os treinos da WEC e de outras categorias, era carro na pista o tempo todo, saia uma categoria e logo entrava outra.

Às 04:00 PM começou o "briefing" para os pilotos que iriam participar do Rally, com recomendações de segurança e regras a seguir durante a prova e orientações caso ocorresse algum incidente.

Às 05:30 PM foi dado o sinal para levarmos os carros para a área de concentração dentro da pista, ao lado da curva 6.


E ficamos ali aguardando a hora de ir para a pista. Tinha um VW branco na minha frente (01:40 Vídeo) cujo piloto era um senhor experiente e que já havia participado de outras competições em Interlagos e como a mecânica do carro dele era parecida com a minha, combinei com ele de segui-lo no inicio para me acostumar com o traçado da pista, já que eu era um novato que iria pilotar pela primeira vez em Interlagos.

Às 06:00 PM em ponto foi dado o inicio do Rally com um "Safety Car" (Ford Cobra Branco) ( 01:50 Vídeo), que na segunda volta entrou nos boxes e o Rally começou. ( 02:00 Vídeo).

O começo foi tranquilo e eu estava seguindo o VW Branco como combinado. Percebi que estava mais rápido do que ele e poderia ultrapassar a qualquer momento, mas como estava no começo e a proposta da competição não era ser o mais veloz e sim o mais constante, continuei atrás do VW Branco, mas logo na primeira volta na curva 12 ele derrapou e saiu da pista ( 03:07 Vídeo) e eu ultrapassei...

Sem o ponto de referencia na minha frente (VW Branco), comecei a imprimir o meu próprio ritmo, que estava abaixo do limite do carro, mas ainda sim forte e de aceleração máxima quase todo tempo, evitei apenas freadas muito forte reduzindo marchas para diminuir a velocidade na entrada das curvas.

O Buggy se comportava muito bem, estável, firme nas curvas e com ótimas retomadas nas curvas de menor velocidade, mas mesmo assim todas as curvas eram contornadas na tangencia e "escorregando" controladamente. E foram nesses trechos de curva do miolo do circuito que o Buggy tinha um rendimento muito bom e se equiparava aos carros mais velozes e até era melhor do que alguns.

O trecho pior, em relação ao desempenho, era depois da curva 12 até a subida dos boxes, pois era um trecho em subida e muito mais acentuado do que aparenta na TV... Andava por todo esse trecho em 3ª marcha e pé no fundo e só colocava 4ª marcha depois da curva 15 e não dava tempo de atingir a velocidade máxima do Buggy, pois eu tinha que reduzir logo em seguida para entrar no "S" do Senna, contornando a curva 1 reduzindo marcha e na saída dessa curva era aceleração máxima novamente em 3ª marcha, contornando esse trecho entre 80 Km/h e 90 Km/h. Parece pouco, mas não era fácil... Se o carro não estivesse equilibrado e contornando as tangentes das curvas com muita concentração, perderia tempo e poderia sair da pista, que é muito comum nesse ponto nas corridas que vemos pela TV. Mesmo assim eu contornava esse trecho e os outros "escorregando" com as 4 rodas de um lado para o outro.

Em uma das voltas, eu estava me aproximando da curva 4 e vi pelo espelho um carro muito rápido se aproximando, era o Lola Avalone (Carro de Corridas do anos 70). Fiquei com medo de fazer a tangente para contornar a curva e atrapalhar o piloto do Lola e fiquei na direita dando passagem para ele contornar a curva por dentro, mas o Lola freou ao meu lado derrapando ( 04:10 Vídeo), rodando na minha frente e foi parar na grama, mas depois voltou para a pista e me ultrapassou com mais segurança na reta ( 04:36 Vídeo).

Fiquei muito assustado, pois não era essa a proposta da competição e o piloto do Lola se excedeu correndo o risco de um acidente. Depois disso comecei a me preocupar mais com quem se aproximava do meu Buggy e sinalizava para o lado que eu ia dar passagem.

Mesmo assim levei outro susto! Eu estava contornando a curva 11 e um Ford GT me passou por fora e logo atrás estava um Porsche Prata que podia esperar um pouco para me passar pois logo em seguida tinha um trecho de reta e poderia passar com segurança sem risco nenhum, mas o Porsche forçou a ultrapassagem sem a necessidade ( 05:23 Vídeo), contrariando a orientação dos organizadores no "briefing". Eu fiquei muito bravo e xinguei!

O resto da competição eu procurei ser constante e conduzi o Buggy rápido, mas com todo o cuidado e fiquei muito feliz com o desempenho do carro que foi muito além do que eu espera e imaginava.

Depois de 1 hora de Rally o "Safety Car" entrou na pista novamente ( 05:41 Vídeo) conduzindo todos para o mesmo ponto na pista, curva 6, onde havíamos saído.

Quando acabou o Rally eu estava muito emocionado, afinal eu tinha acabado de realizar um sonho de criança, que assistia na TV "Speed Racer" e sonhava correr em Interlagos como Fittipaldi, Piquet e Senna...

E como se não bastasse tudo isso e para surpresa de todos, no final, quando foram anunciados os resultados, de 52 competidores eu fiquei em 6° Lugar na Categoria "Clássicos" e também em 6° Lugar Geral, na frente de muitos carros famosos e pilotos experientes!



 Essa foi a maior aventura com o Buggy da minha vida até agora e talvez nunca será superada...

Vídeo do Rally - FIA WEC Le Mans 6h São Paulo - Interlagos:


4 comentários:

  1. Cara, essa de interlagos foi de mais, sempre fui lá assistir a Stock Car, abraço do 50.
    A do macaco foi boa também, no mínimo inusitada, até mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! Fique a vontade se quiser seguir o Roller Buggy. Pode ser se registrando para seguir o Blog, pode adicionar o Roller Buggy no Google+ ou você pode também apenas registrar o seu E-mail (Tem um lugar a direta da pagina para fazer isso), para receber os avisos de nova postagens.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caracas e tal Lola Avalone ficou em ultimo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleyton. É que apesar da grande velocidade que ele atingia por ser um carro de corridas, não foi constante e ainda perdeu tempo quando "rodou" e saiu da pista ( 04:10 Vídeo), Que susto!

      Excluir

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados