quinta-feira, 2 de outubro de 2014

1996 - Motor mais potente.

 1996 - Motor mais potente.


No inicio de 1996 eu já estava bem acostumado com o Buggy já tinha em mente as coisas que eu queria/podia melhorar...
http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2014/10/1996-motor-mais-potente.html




O desempenho do Buggy na cidade era plenamente satisfatório, até com um pouco de sobra e com vantagem sobre os carros 1000cc da época, mas na estrada por ter uma aerodinâmica ruim ainda mais se estivesse de capota, era muito aquém do desejável e como não poderia deixar de ser comecei a estudar as possibilidades de incremento de potência para melhorar o desempenho...

Percebi também a traseira do Buggy muito alta e com a cambagem muito positiva, por o Buggy ser muito mais leve que o fusca e usar a mesma suspensão.

Também já estava um pouco  incomodado com os bancos dianteiros do Buggy por serem um pouco pequenos para mim e ficavam em uma posição um pouco mais alta que o desejável para o meu tamanho.

Por fim percebi uma folga anormal na caixa direção, que teve um desgaste prematuro por algum motivo que eu não identifiquei.

Então ao longo desse ano de 1996 eu fui fazendo as modificações aos poucos conforme meu orçamento e tempo, pois não podia ficar sem o carro que era de uso diário e eu só podia parar para essas atualizações aos finais de semanas e/ou aos feriados.

Assim comecei com a suspensão traseira que regulei os "facões" e deixar a cambagem ligeiramente negativa, o que deixou o Buggy extremamente mais confiável nas curvas.

O motor foi mais complicado e demorado, primeiro mandei colocar o Kit de camisas e pistões de 92mm de diâmetro com dois carburadores(Era carburador simples), na primeira etapa, numa segunda etapa levei novamente a oficina para trocar as válvulas de admissão por umas de maior diâmetro e acertar a taxa de compressão em 8,5:1.

Com o incremento da potência aumentou também a geração de calor e eu instalei uma bomba de óleo de circulação externa com mais um radiador, que foi suficiente para equalizar o arrefecimento do motor.

Em seguida troquei a caixa de direção por uma nova, não quis correr o risco de tentar recondicionar a caixa antiga por ser item muito sensível no Buggy.

Com muito esforço financeiro e pagando em parcelas (na época eram cheques pré-datados), comprei e instalei um par de bancos de couro Recaro usados no VW Gol GTS da época, mas cobri com capas de tecido para proteger o couro.

Neste ano ainda, troquei os retrovisores por um par mais moderno e muito mais bonito, a buzina (BiBi) original por duas cornetas (Fôoooommm)

O ano de 1997 eu conto na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados