quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

2014 - Janeiro Motor Novo

Logo nos primeiros dias úteis de janeiro de 2014 levei o Buggy, rebocado, para a oficina junto com o coletor de admissão retrabalhado e pintado na cor azul e também o escapamento 4x1  inox do outro motor para ser feito a montagem final e a instalação no carro.

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2015/01/2014-janeiro-motor-novo.html
Cheguei na oficina logo de manhã bem cedo e fui muito bem recebido. Estava quase tudo pronto para instalar no carro. Deixei o Buggy lá com algumas recomendações e já no dia seguinte recebi o telefonema avisando que o carro estava pronto e que eu podia buscar. Prontamente segui com a minha Pick-Up até a oficina para trazer de volta o Buggy rebocado, pois estava sem a placa que ficou na grade traseira que eu mesmo instalaria em casa.


Testei o carro nas ruas próxima e aprovei o serviço. Sai da oficina super contente e direto em direção à minha casa, ansioso para terminar a montagem e ter o Buggy pronto novamente para rodar pela cidade. Estávamos no verão e as tempestades fortes e rápidas são comuns a tarde aqui em São Paulo nessa época, mas o dia estava de sol e céu aberto só que quando estávamos quase chegando em casa o tempo começou a fechar e se formou uma grande tempestade tropical.

Faltando apenas duas quadras para nossa chegada começou a chover forte. Parei a Pick-Up em frente de casa com o Buggy engatado atrás e sem capota tomando toda aquela chuva. Fiquei um tempo esperando para ver se a chuva passava, mas só aumentou de intensidade... Então resolvi descer da Pick-Up debaixo de chuva mesmo, desengatar o Buggy e manobrar para guardar na garagem. Feito isso, já na garagem e todo molhado, eu e minha esposa começamos a rir da situação e achamos que foi um "batismo" para o Buggy com motor novo...

Existem alguns detalhes que só o proprietário que gosta e cuida do carro se importa e que não adianta querer que numa oficina seja feito tudo do gosto do dono. Algumas coisa eu vi logo de cara lá na oficina que eu teria que trocar ou reposicionar, mas não falei nada porque eu mesmo queria fazer com a qualidade e cuidado que só o dono tem com o próprio carro.


Antes de montar a grade traseira eu troquei as mangueiras de combustível de plástico, que foram colocadas na oficina, por mangueiras mais resistentes usadas para carros com injeção eletrônica e com braçadeiras de inox que eu já tinha em casa e também reposicionei o filtro de combustível numa posição mais segura e confiável. Fiz também uma revisão da parte elétrica com conduítes em cabos aparentes e fixando-os para não ficarem balançando juntamente com os cabos de velas. Nada disso era imprescindível ou estava funcionando incorretamente, mudei por puro preciosismo mesmo.

Troquei também o respiro do óleo do cárter por um de alumínio que retirei do motor antigo, somente por ser mais bonito sem nenhuma vantagem técnica.

Uma coisa que eu mudei e que é muito importante e que quase nenhum prestador de serviço faz ou se importa com isso, é o duto metálico que passa pela lateral do motor e fica fixo na lateral da capela, ao lado do coletor de admissão por onde passa o combustível, ligando a linha de combustível ao filtro que posteriormente se liga à bomba de combustível. Esse duto metálico é por segurança para que não se rompa com o calor gerado pelo motor com um eventual contato com as partes quentes do mesmo. A maioria dos mecânicos nas oficinas ligam a mangueira direto da linha de combustível passando pela lateral do motor e ligando no filtro e na bomba de combustível. Mais uma vez eu recorri ao motor antigo que tinha esse duto metálico e foi retirado para instalar no motor novo melhorando assim a segurança.

Tudo pronto para os primeiros passeios e verificar como ficou o desempenho do Buggy!

No primeiro Domingo de sol depois de tudo pronto, sai com a minha esposa para passear. Andamos a manhã inteira, pelo Parque do Ibirapuera, imediações da represa de Guarapiranga e para minha surpresa o desempenho do Buggy estava ótimo, pois eu tinha receio de voltar ao desempenho original que era aquém do meu gosto e ainda mais depois de eu me acostumar com o altíssimo desempenho do antigo motor...

O Buggy ficou ótimo de guiar, exatamente como eu queria. Ficou sem a força absurda do motor antigo e o desempenho nem chegou perto, mas ficou infinitamente melhor do que quando eu comprei e tinha todas as peças originais. O carro ficou com muito torque em baixas rotações, o que aumentou o conforto para uma dirigibilidade suave e calma e quando eu acelerei para valer o Buggy respondeu muito bem com uma aceleração rápida e constante. Isso ocorreu muito provavelmente pelo retrabalho (Polimento interno) do coletor de admissão e do escapamento 4x1 inox dimensionado que eu ainda não usava quando comprei o Buggy em 1995.

E para finalizar o mês de Janeiro de 2014, mais precisamente no dia 29 de Janeiro (Dia que comemoramos o dia do Buggy no Brasil), participei de um encontro de Bugguies pelas ruas de São Paulo durante a noite, confraternizando com os amigos Buggueiros de São Paulo.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Alysson, muito obrigado por acompanhar o Blog! Fico feliz que tenha gostado da postagem e fique a vontade para comentar quando quiser.

      Excluir

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados