sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

2013 - Troca do Motor

Em 2013 decidi que queria dirigir o Buggy com mais calma e tranquilidade e também proporcionar para minha esposa uma dirigibilidade mais confortável e segura. Para isso eu tinha que trocar o motor "monstro" por outro menos potente.

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/2015/01/2013-troca-do-motor.html


A primeira coisa a fazer era retirar o motor "monstro" de 1835cc do Buggy e foi o que eu fiz.

Efetuei a retirada do motor com muito cuidado, pois encontrava-se em perfeitas condições e foi guardado para eventualmente ser usado em uma emergência ou quando quisesse ir um pouco mais rápido com o Buggy.

Escolhi para substituir o motor antigo um motor standard novo 1600cc com ignição eletrônica e carburador simples, já que a nova proposta era para ser confortável e seguro para passeios e ainda econômico para ter a maior autonomia possível.

Com toda experiência acumulada durante esses anos todos, resolvi preparar o Buggy para receber o novo motor, pois existiam algumas diferenças técnicas entre os dois e seria preciso adequar para o funcionamento correto.

 A primeira diferença era que o motor antigo tinha gerador e o novo tinha alternador, então eu tive que retirar o regulador de voltagem e converter a parte elétrica para receber o alternador. Isso era uma melhoria, pois a carga seria melhor e daria uma maior longevidade à bateria.

Outra coisa importante era o arrefecimento. No motor antigo tinha uma bomba de óleo de circulação externa e um radiador de óleo extra para manter a temperatura correta do motor e no motor novo seria bomba de óleo original de circulação interna. Mesmo sendo um motor 1600cc original tinha que ter muito cuidado com o arrefecimento, pois o Buggy não tem o isolamento no motor que existe nos carros de linha,  impedindo que o ar quente suba e seja aspirado novamente, assim retrabalhei a fibra no cofre do motor, liberando mais espaço para captação de ar frio pela ventoinha.

Fiz uma pesquisa e visitei varias lojas e oficinas aqui em São Paulo para escolher onde iria comprar e instalar o motor. A ideia inicial era comprar as partes e eu mesmo montar e instalar, mas encontrei uma loja/oficina em que eu poderia acompanhar e participar da montagem o que me deu confiança em contratar o serviço.

Como eu acompanhei a montagem, pude orientar como eu queria e também fiz algumas coisa extras antes da montagem final. Algumas coisas são economicamente inviáveis para um profissional fazer, pois o tempo de montagem aumenta consideravelmente e consequentemente o preço da mão de obra, tirando a competitividade em relação ao mercado por isso as fábricas e as lojas não fazem alguns processos apesar de saberem fazer e dos benefícios para o motor.


Então levei para minha casa o coletor de admissão e fiz todo o polimento interno para tirar as rebarbas da peça original, cortei os dutos de pré aquecimento já que o escapamento utilizado não tinha essa ligação e esse duto não teria função e também plainei a face da flange do carburador para que a vedação fosse perfeita e não ocorresse entradas de ar falsas que são muito ruins para o fluxo da mistura, otimizando o funcionamento do motor. Por fim pintei na cor azul para ter um visual mais limpo e do meu gosto. O mesmo aconteceu com os coletores de escape, mas como eu ia usar o coletor de inox 4x1 dimensionado do motor antigo, que já tinha esse trabalho de polimento interno, não precisei me preocupar.

Era final de Dezembro de 2013 e fiquei de levar as peças preparadas e o Buggy para a oficina, logo nos primeiros dias úteis de janeiro de 2014 para ser feito a montagem final do motor e a instalação no carro, mas isso eu vou contar em outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela vista.

Roller Buggy - Todos os Direitos Reservados